Comunicado Importante!!!

Prezados Alunos, Tutores e Docentes

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por intermédio da Pró-reitora de Graduação (PRG) e do Centro de Educação a Distância (CEAD), comunica a todos os cursistas, tutores e docentes dos cursos a distância de Graduação – Licenciatura em Filosofia, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia – o adiamento do início das próximas disciplinas (1º semestre de 2015).

Esta medida tem como justificativa a falta de liberação e repasse, por parte da CAPES, dos recursos financeiros necessários para o custeio de nossas atividades letivas, e tem como objetivo a manutenção da qualidade da oferta dos cursos bem como a não precarização da realização dos encontros presenciais, tal como determinam a legislação vigente e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância do Ministério da Educação (MEC).

A PRG e o CEAD estão trabalhando na elaboração de novo calendário acadêmico, a ser divulgado tão logo seja aprovado pelas instâncias deliberativas da instituição. A previsão inicial é de retorno das aulas no início de maio.

Informamos, ainda, que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Estágio Supervisionado e as Atividades Complementares serão mantidas neste período, com acesso liberado ás respectivas salas virtuais.

Outras informações, específicas para cada curso, poderão ser obtidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na sala da Secretaria do Curso. Toda a estrutura de apoio aos cursistas encontra-se disponível para prestar as informações necessárias, tanto por intermédio dos telefones como pelos endereços de e-mail presentes no site do CEAD e de cada curso.

PRG
CEAD

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UFLA recebe nota máxima no recredenciamento do MEC

No período de 6 a 10 de agosto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) passou por avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento institucional. O resultado foi a nota máxima (5), em virtude de a Instituição apresentar, segundo os avaliadores, indicadores muito além ao que expressa o referencial mínimo de qualidade. Um grande avanço, já que na última avaliação, realizada em 2009, a UFLA recebeu a nota 3.

A comissão responsável pelo processo, composta pelos professores Ângela Maria Ferreira Falleiros, Helder Barbosa Paulino (coordenador) e Tadeu da Mata Medeiros Branco, realizou visitas in loco e apontou diversos diferenciais de qualidade da Universidade. Na ocasião, eles puderam analisar documentos, visitar as instalações e entrevistar seus gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a avaliação do MEC atesta os critérios de qualidade e sinaliza que a UFLA está no caminho certo para galgar novos padrões de excelência. Segundo ele, o reconhecimento deve ser mais uma vez creditado ao espírito de conjunto que norteia as ações de toda a comunidade acadêmica, com o envolvimento de professores, técnicos administrativos e estudantes. “A avaliação máxima reforça ainda mais o orgulho de pertencer a essa Instituição”, considera.

Dimensões avaliadas

A avaliação considera os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente e nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes, com referência a 10 dimensões.

  • A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
  • A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
  • A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
  • A comunicação com a sociedade.
  • As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
  • Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
  • Políticas de atendimento aos discentes.
  • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Nota máxima também na EAD

Em avaliação realizada em março de 2013, a Educação a Distância da UFLA também obteve conceito 5 em recredenciamento feito pelo MEC. Os principais pontos examinados pela comissão avaliadora levaram em conta aspectos como a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), políticas para o ensino e responsabilidade social.


Fonte: ASCOM UFLA

Link: ASCOM UFLA

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Edital CEAD 04/2013: Resultado final (pós recursos)

Publicado resultado final relativo ao Edital CEAD 04/2013, para seleção de tutores a distância das licenciaturas a distância da UFLA. Leia mais.

Classificação Final – Edital 4 2013 – Filosofia

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Empresas dizem não fazer distinção entre cursos on-line e presenciais

À medida em que se multiplicam os cursos virtuais e surgem novas plataformas que aproximam o professor de seus alunos, empresas se abrem para os cursos a distância. Companhias afirmam não fazer distinção sobre o modo como o profissional se formou -se presencial ou virtualmente. Continue Lendo!

Fonte: Folha de São Paulo.

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Primeiro encontro presencial de estudantes de Administração Pública e Filosofia foi realizado no sábado

imagens estudantes
Foi realizado no último sábado (03/08) o primeiro encontro presencial dos cursos de Graduação de Administração Pública e Filosofia do Centro de Educação a Distância (Cead), no Salão de Convenções da UFLA. Estiveram presentes o pró-reitor Adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder; o coordenador do CEAD, professor Ronei Ximenes Martins; o coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Cléber Carvalho de Castro; os coordenadores dos cursos de Administração Pública e Filosofia, modalidade a distância, professora Heloísa Rosa Carvalho e professor André Constantino Yazbek; e os estudantes.

Os cursos a distância estão se espalhando por todas as regiões. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e Pearson Brasil, entre 2010 e 2011 houve um crescimento de 58% do número de matrículas.

De acordo com o prof. Marco Antônio Villarta Neder, a educação a distância é um desafio. “A educação a distância é um desafio com o tempo que vivemos e o acesso à informação”, além de “chegar a lugares físicos onde a universidade não conseguiria chegar”.

No Brasil o número de pessoas com acesso à internet chegou aos 94,2 milhões, aponta o relatório divulgado pelo Ibope Media no dia 14 de dezembro de 2012. Foi levado em consideração usuários maiores de 16 anos com acesso em vários locais (em casa, no trabalho, na faculdade etc) e na faixa etária de 2 a 15 anos que se conectam apenas no domicílio.

Tatiane Aparecida Rodrigues (36), de Boa Esperança – MG, é estudante de Administração Pública e se diz satisfeita com a qualidade do ensino. “A qualidade do curso é boa e consistente. Considero a flexibilidade dos cursos a distância importante por questão de trabalho e por morar em outra cidade”. Fábio Henrique (21), de Cambuí – MG, está cursando Filosofia e compartilha a mesma opinião. “A qualidade do curso a distância é boa. Estou sentindo um pouco de dificuldade, pois o curso é difícil”.

A UFLA oferece os cursos de graduação em Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, além de pós-graduação em Educação Ambiental, Gênero e Diversidade na Escola, e Produção de Material Didático para a Diversidade, ambos a distância.

Texto e foto: Leonardo Assad – jornalista – bolsista/ASCOM/DCH

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